lista de blogs

domingo, 13 de novembro de 2016

TECNOLOGIA OU METODOLOGIA



                                          
          A escola hoje e voltada para o letramento e a formação da criança e jovens. Dessa forma ela não cria um cenário de aprendizagem mais lúdico e ate mesmo voltado há curiosidade e a colaboração, ocorrendo muitas vezes um ensino monológico. Como se a escola estivesse fechada as mesmas coisa sempre. Com a tecnologia se tem um impacto na educação onde o uso da mesma serve como complemento no ensino. Mas mesmo com toda tecnologia existente a uma falência dentro da sala de aula não só pelos métodos ultrapassados utilizados ainda, mas também com a própria tecnologia que não foi desenhada especificamente para a educação.  Dessa forma é necessária a metodologia e a tecnologia uma complementando a outra.
       Para que uma possível inovação na educação e preciso repensar a estrutura da escola  e o processo pedagógico e juntamente com isso haver uma revolução tecnológica votada exclusivamente para a educação. A tecnologia serve hoje como um apoio para deixar a aula mais dinâmica que desperte a vontade do aluno no conteúdo, e mesmo assim é preciso um embasamento entre professor e tecnologia. Os professores até tentam levar a tecnologia para sala de aula, mas os equipamentos não são totalmente adequados para uma revolução no ensino.
         As formas de utilizar a tecnologia presente na escola estimulam os alunos a melhorem seus desempenhos a querer estar presente na sala de aula. A tecnologia e boa para inserir algo novo e o professor devem estar preparado para adquirir e transmitir conhecimento.
       O professor tem por missão a busca por alternativas que influencie os alunos ao conhecimento e cabe a ele usar de maneira criativa a tecnologia que mesmo não sendo exclusivamente adequada para a educação ela promove grandes mudanças positivas para o processo de aprendizagem. Sendo assim e indispensável o seu uso e ao mesmo tempo e necessário uma adequação de escola, professor, aluno e tecnologia, para ocorrer uma revolução na no método tradicional.

 Referencias: Inovação na escola
L Meira, M Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário